sexta-feira, 15 de outubro de 2010

definição de diabetes

A diabetes, também conhecida por diabetes mellitus, é definida como um grupo de doenças do metabolismo, que pode ter várias causas e que é caracterizada pelo aumento da glicose no sangue ( a glicose é o açucar do sangue ), acompanhado de alteração do metabolismo dos hidratos de carbono, das gorduras e das proteínas. Na base destas alterações estão anomalias na secreção pancreática, de insulina, na sua acção em ambas.
É uma doença crónica que precisa de cuidados médicos continuados e de educação do doente de modo a prevenir complicaçoes agudas e a diminuir o risco de complicações tardias.
A diabates é uma doença complexa que necessita de muitos cuidados para além dos relacionados com a glicose no sangue. O doente diabético que se cuida e trata correctamente pode viver sem problemas.

in "o essencial da saúde - diabetes" Prof. Doutor José Luís Medina.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Obesidade e sobrepeso

A obesidade define-se como já referimos também como um aumento da quantidade de gordura (triglicérides) acima da proporção considerada normal.
 Evidentemente, o excessivo conteúdo de tecido adiposo implica um aumento de peso, pelo que muitas vezes se confude obesidade com sobrepeso. Mas esta ideia é errada: um indivíduo pode pesar mais do que o normal para o seu sexo, idade e estatura..e não ser obeso [ilustração 3 e 4].
 É o caso de alguns esportistas com grande desenvolvimento mudcular: lutadores, lançadores de martelo ou de peso, tenistas, etc. No peso influi muito o desenvolvimento do esqueleto, de tal forma que, há que ter muito em conta a sua estrutura corporal ou compleução.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

obesidade = prosperidade ?

Durante a maior parte da sua existência a humanidade sofreu fome ou, temeu sofrê-la.

Isso induziu aos estabelecimento de uma relação entre "felicidade" e "alimentação abundante", considerava-se que a obesidade era um indício de prosperidade e bem-estar e saúde. Esta ideia está permanente em muitas populações e contrasta com o nosso conhecimento. A obesidade é em si mesma uma doença que ao mesmo tempo age como desencadeia e inclusive agravadora de muitas outras doenças.

 As tentativas de retificar essa crença por exemplo através de programas acerca da alimentação,teve algum êxito em alguns países. Porém, essas tentativas tiveram maior influência na moda: através de meios como o cinema e a televisão que impuseram como ideal alguns tipos, essencialmente femininos, que em épocas passadas teriam sido magros.
 Essa influência mostrou-se muito eficaz nas classes económica e culturamente superiores.

É curioso, e como já vimos na mensagem anterior, que, na actualidade - nos países desenvolvidos, os casos de nutrição não se encontram entre as pessoas mais pobres, mas entre mais ricas, que, em seu afã por manter a linha, caem muitas vezes em hábitos alimentares absurdos.

Na ilustração 2 pode ver-se população de Nova Iorque: há mais obesidade entre os pobres e muitos mais casos de magreza entre os ricos.

Ilustração 2. País desenvolvido - Nova Iorque




Em outras zonas - Ásia, África e América Latina - tal não acontece: os pobres são mais magros que os ricos simplesmente porque não têm possibilidades de comer o suficiente. Não podemo-nos esqueçer que na actualidade, nos países industrializados, produzem mais recursos alimentares do que em países não industrializados. Nesses oaíses, a obesidade ainda continua sendo um indício de prosperidade: indica que esse indivíduo dispoes de mais meios para comer diariamente, e mesmo em excesso.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Obesidade

Nos países desenvolvidos, quase metade da população se preocupa com o seu peso: a maioria pensa ter peso excessivo, enquanto apenas uns poucos se consideram demasiado magros; a moda atual favorece as silhuetas estilizadas na mulher e o tipo do executivo dinâmico e atlético no homem. Mas as modas são uma coisa.. e a saúde é outra. Mas, neste momento, a obesidade não é só um problema dos países ricos, também nos países pobres os casos de obesidade estão aumentar.


As mulheres têm mais facilidade pra engordar que os homens: umas vezes são as gestações e as lactações que as induzem a comer demais; outras, simplesmente porque fazem menos exercício. Mas, por outro lado, as mulheres preocupam-se mais em manter a linha, por isso as consultas de nutrição tem procura fundamentalmente feminina. Além disso, a mulher vai ao médico em busca de um regime que lhe tire alguns quilogramas, regime este que não é seguido ou é-o mal. O homem, apenas quando a sua obesidade é preocupante vai ao médico mas, ao contrário da mulher, para este é mais fácil trata-lo.

domingo, 10 de outubro de 2010

Introdução - obesidade.

O excesso de peso e a obesidade são categorias que iremos caracterizar e procurar compreender. Contudo, no essencial do que descrevem, podemos considerar que são bem conhecidas e fazem até crescentemente parte do discurso e das preocupações do dia-a-dia.
Nas sociedades ocidentais, a obesidade, com o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, é mesmo um dos problemas de saúde recorrentes nas preocupações legislativas, levantando ventos de peixões, que revelam os interesses imensos que estão em jogo e fazem desta condição uma parada central no jogo dos interesses sociais da saúde.


H.Barros. O essencial é saúde. Obesidade.

sábado, 9 de outubro de 2010

Nós somos um grupo de alunas do 12º ano da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes Almeida e no âmbito da disciplina Área de Projecto vamos desenvolver o tema: Diabetes e Obesidade.
Inicialmente tínhamos pensado desenvolver um projecto acerca de doenças auto-imunes. De modo a começarmos a desenvolver o tema escolhido fizemos uma visita ao centro de saúde de Espinho, durante uma aula de área de projecto, em que tivemos oportunidade de falar com a Dra. Joana que nos elucidou sobre o tema inicial dizendo que era demasiado complexo para desenvolver no decorrer do ano lectivo.
Após a conversa com a Dra. Joana decidimos então tratar o tema Diabetes e Obesidade, não deixando de ter ligação com o nosso tema inicial pois diabetes trata-se de uma doença auto-imune vamos abordar um tema actual e cada vez mais ligado à nossa faixa etária.
A casa semana iremos acrescentando informações das pesquizas que iremos efectuando.
Esperamos que seja do vosso interesse