terça-feira, 1 de março de 2011

tratamento

 Todo o diabético deve ser submetido a um tratamento que tem metas muito precisas : fazer desaparecer os eventuais transtornos, normalizar o apetite, a sede, a quantidade de urina, o estado geral e o peso, assim como o nível de glicose no sangue.

 O tratamento é necessário para evitar não só o coma que poderá ameaçar o paciente, como também as complicações, particularmente as que resultam da lesão dos pequenos vaosos (microangiopatia).
 Os diabéticos devem recever uma informação pontual acerca das possíveis complicações da sua doença, de como reconhecê-las e evitá-las. Durante toda a sua vida terão de submeter-se a um severo controla e, é claro, deverão observar estritamente o tratamento prescrito quanto ao regime alimentar, que variará segundo os casos, e à medicação, quer seja por via oral, quer por meio de injecções de insulina.
 Também deverão observar todas as precauções indicadas quanto à sua higiene e, ponto importante, à sua actividade física. Um diabético tem de dispor permanentemente de duas balanças: uma de cozinha, para pesar os alimentos, e outro para controlar o seu peso.
 Quem sofre de diabetes poderá viajar tranquilamente, com a condição de sempre levar consigo os produtos indispensáveis prescritos pelo médico e sem se esquecefr, para um possível casos de hipoglicemia, açucar e injecções de glucágon. O glucágon é um harmonio também produzido pelo pâncreas nos ilhéus de Langerhans, embora por células distintas das que produzem a insulina. Por outro lado, o glucágon tem uma acção inversa à da insulina e, portanto, aumento o nível de açucar no sangue. É por isso que é utilizado no tratamento de urgência do coma hipoglicêmico quando não se dispõe de uma solução de glicose.

Sem comentários:

Enviar um comentário