Mas em outros casos, o por factores que no fundo ainda não conheçemos bem, há tendência para engordar. Tais pessoas devem, desde infância, acostumar-se a reduzir a ingestão do que lhes apetece, limitar as quantidades de alimentos, especialmente daqueles que engordam mais como as forduras, doces, legumes, cereais e bebidas alcoólicas. Isto pode não aconteçer de uma forma drástica, mas sim de forma que o seu fornecimento calórico corresponda às necessidades da sua idade, sexo, nível de actividade.
Não abuse dos doces

Uma das muitas medidas preventivas contra a obesidade está em reduzir o consumo de doces. Se na sobremesa substituirmos os doces por fruta, não só reduziremos o consumo de calorias, como também muito provavelmente aumentaremos o consumo de vitaminas. Os doces costumam proporcionar abudantes calorias...e a maioria de nós não necessidade desta quantilidade suplementar.
Cuidado com os aperitivos
Os frutos secos como as amêndoas, as avelãs e os amendoins proporcionam imensas calorias.
Um dos fornecimentos calóricos mais importantes também são as bebidas alcoólicas.
Tomar precauções para não engordar é bastante fácil: basta reduzir o consumo de gorduras e de doces e procurar beber álcool moderadamente. Além dsso, naturalmente, não deve ingerir grandes quantilidades de cereais (pão, arroz, massas italianas) nem de leguminosas (feijão, lentilhas, grão de bico) e não deve abusar de frutos secos nem das batatas.