terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como prevenir a obesidade

 Para muitos indivídeos, isso é facil: apesar de comerem livremente, não têm tendência para engordar. O seu "lipostato" funciona bem, e inconscientemente adptam a ingestão ao consumo. Assim mantêm o seu peso.
  Mas em outros casos, o por factores que no fundo ainda não conheçemos bem, há tendência para engordar. Tais pessoas devem, desde infância, acostumar-se a reduzir a ingestão do que lhes apetece, limitar as quantidades de alimentos, especialmente daqueles que engordam mais como as forduras, doces, legumes, cereais e bebidas alcoólicas. Isto pode não aconteçer de uma forma drástica, mas sim de forma que o seu fornecimento calórico corresponda às necessidades da sua idade, sexo, nível de actividade.

Não abuse dos doces


Uma das muitas medidas preventivas contra a obesidade está em reduzir o consumo de doces. Se na sobremesa substituirmos os doces por fruta, não só reduziremos o consumo de calorias, como também muito provavelmente aumentaremos o consumo de vitaminas. Os doces costumam proporcionar abudantes calorias...e a maioria de nós não necessidade desta quantilidade suplementar.




Cuidado com os aperitivos

Os frutos secos como as amêndoas, as avelãs e os amendoins proporcionam imensas calorias.
Um dos fornecimentos calóricos mais importantes também são as bebidas alcoólicas.


 




Tomar precauções para não engordar é bastante fácil: basta reduzir o consumo de gorduras e de doces e procurar beber álcool moderadamente. Além dsso, naturalmente, não deve ingerir grandes quantilidades de cereais (pão, arroz, massas italianas) nem de leguminosas (feijão, lentilhas, grão de bico) e não deve abusar de frutos secos nem das batatas.

1 comentário:

  1. De: "CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL"
    Assunto: Mortes por apneia: no 10º COPAC, profissionais sugerem a cirurgia bucomaxilofacial para redução do índice de fatalidade
    Data: quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 13:50

    Documento sem título
    Saúde / Mortes por Apneia/ Congresso de cirurgia bucomaxilofacial







    ------------------------------------------

    Mortes por apneia: no 10º COPAC, profissionais sugerem a cirurgia bucomaxilofacial para redução do índice de fatalidade



    No encerramento do 10º COPAC - Congresso Paulista de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, profissionais apresentaram pesquisas que revelam que a intervenção cirúrgica bucomaxilofacial aumenta o sucesso nos tratamentos contra a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS ) - uma doença crônica, progressiva e incapacitante, com altos índices de morbidade e mortalidade. A doença, também responsável por aumentar os riscos de falecimento ou de crise cardíaca, é caracterizada pela interrupção do fluxo aéreo durante o sono. A SAOS é um problema de saúde pública muito comum afetando cerca de 10% das mulheres e 25% dos homens. Na última década, vários estudos revelaram que a doença aumenta o risco de diversos problemas de saúde como hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca e doença isquêmica do coração, derrame cerebral, além do maior risco de acidentes devido à sonolência diurna.

    Segundo o professor de Odontologia, Dr. Tarley Pessoa de Barros, é fundamental a participação da cirurgia bucomaxilofacial como parte integrante de uma equipe interdisciplinar, visando corrigir as discrepâncias maxilo-mandibulares e assim melhorar o fluxo aéreo. "Sabe-se que a apneia volta com mais força em 90% dos casos sem essa intervenção cirúrgica", alerta ele.

    Em um dos seminários do 10º COPAC, os cirurgiões bucomaxilofaciais expuseram um trabalho que estão desenvolvendo junto aos otorrinolaringologistas para que as duas especialidades atuem juntas no sentido de reverter esse alto índice de reincidência da apneia, causadora de tantas mortes silenciosas no país. O 10º COPAC foi realizado no Anhembi entre os dias 18 e 20 de novembro, com mais de 1.000 participantes nacionais e internacionais.

    WWW.COPAC2010.COM.BR



    ------------------------------------------

    Comissão Organizadora



    Presidente do Colégio Brasileiro

    • Prof. Dr. Ricardo Holanda

    Presidente do 10 COPAC

    • Prof. Dr. Tarley Pessoa de Barros

    Presidente da Comissão Científica

    • Prof. Dr. Gabriel Campolongo

    ------------------------------------------

    INFORMAÇÕES: WWW.COPAC2010.COM.BR

    ------------------------------------------

    Informações à imprensa

    AIPY IMPRENSA DESIGN

    (11) 3487-2092 / 9983-6977

    Luís Humberto Rocha Carrijo – hcarrijo@aipy.com.br

    ResponderEliminar