terça-feira, 30 de novembro de 2010

As crianças e a gestão do peso

O peso excessivo
 em crianças e adolescentes
está a tornar-se
 um problema na Europa.


De acordo com os números oficiais, a maioria dos países europeus apresenta taxas de excesso de peso e obesidade superiores a 10% entre as crianças com 10 anos, e ainda mais alarmantes são as taxas de excesso de peso infantil superiores a 30% comuns a alguns países do Mediterrâneo, e tendentes a aumentar.
 Pensa-se que estes aumentossão devidos a uma variedade de factores culturais, como já foram mencionados, como o acesso mais fácil a alimentos altamente calóricos, diminuição de oportunidades de exercício e um aumento do interesse em actividades sedentárias, como ver televisão e utilizar o computador. A grande quantidade de publicidade alimentar destinada às crianças durante os programas de televisão pode ser um factor relevante, juntamente com o aumento do consumo de refrigerantes e de fast food.
 As crianças com obesidade têm muitas probabilidades de continuar assim em adultos e correm o risco de sofrerem dos mesmos problemas que os adultos.

Riscos da obesidade infantil

 As crianças e os adolescentes obesos correm o risco de sofrerem dos mesmos problemas de saúdes que os adultos com excesso de peso. Estes problemas incluem diabetes, tensão arterial alta, níveis de colesterol elevados, apneia do sono, asma, doença da vesícula biliar, problemas nos ossos e nas articulações e problemas de fígado.



A evolução do seu filho deve ser seguida ao longo do tempo porque é normal que as crianças que têm excesso de peso antes da puberdade sejam mais altas do que as que não o têm. As crianças com excesso de peso entram na puberdade mais cedo.
  A gestão do peso em vezz de fazer dieta é normalmente a forma mais acertada de lidar com a questão, e há várias mudanças que podem ser feitas para diminuir as calorias e aumentar a actividade física. Contudo, a maio influência nos hábitos da criança é a dos seus pais que, em todos os casos, deve assegurar uma alimentação adequada, que permita um bom crescimento e uma boa saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário