sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Obesidade infantil

Nos últimos anos atingiu considerável fama a tese de que a superalimentação durante a infância pode produzir um aumento do número de adipócitos (células gordas) que persistirá durante toda a vida e facilitará a obesidade.

                                          1.fotografia de adipócitos (células que armazem
                                                             gordura) feita ao microscópio electrónico. 

A obesidade devido ao aumento de adipócitos diz-se hiperplástica. A resultante do simples enchimento máximo do número normal de adipócitos denomina-se hipertrófica. 
 Cada célula do tecido gordo (os adipócitos) contêm uma gota de gordura. O tamanho destas gotas pode diminuir durante o jejum, ou manter-se - até a um certo limite - se a alimentação for abundante.
 Se o organismo possui mais células gordas, surgirá então mais facilmente uma obesidade e esta será mais dificil de tratar.

 Diversos autores defendem a ideia que durante a infância - e em especial no primeiro ano de vida - existem células precursoras ou adipoblastos que se transformam em adipócitos em um número tanto maior quanto maior for o fornecimento calórico. É possível que na puberdade possa haver outra época de formação de adipócitos, a partir de pré-adipócitos persistentes desde a infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário