sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Causas da doença

 Tendo em conta as explicações dadas interiormente que qualquer factor capaz de diminuir, suprimir ou alterar a secreção de insulina, ou inclusive de criar necessidades excessivas deste hormônio poderá provocar uma diabetes.
  1.  Em determinados casos não se chega a descobrir uma causa claramente definida. Trata-se, então, de uma falha constitucional das células pancreáticas produtoras de insulina. Em outros casos existe uma causa concreta e determinada que chega a transtornar o funcionamento do pâncreas. É o que acontece quando, por exemplo, se extirpa cirurgicamente uma parter ou a totalidade deste órgão.
  2.  A gravidez facilita o aparecimento de uma diabetes, transitória ou definitiva, por várias razões: durante a gestação é secretada uma grande quantidade de hormônios que constituem factores de resistência à insulina. Outro fator é o aumento de peso e o desenvolvimento do tecido adiposo na mulher grávida.
  3. Às vezes são as doenças do próprio pâncreas que influem na origem da diabetes e também há outras afecções que exercem indirectamente uma acção diabetogênea ao atacarem outras glândulas, como a supra-real ou a hipófise. 
 Embora já o tenhamos dito antes, cabe lembrar que a cortisona e seus derivados, assim como os anticoncepcionais, favorecem o aparecimento da diabetes mellitus. Também o favorecem os diuréticos e, em casos excepcionais, as intoicações provadas, por exemplo, por raticidas.




1. Quando a quantidade

Sem comentários:

Enviar um comentário