terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quando existe diabetes ?

 Diversas circunstância que fazem que tanto o médico como o paciente suspeitem da doença.
Eis aqui as principais:
  • Constatação de alguns sinais, principalmente, a polidipsia, ou sede intensa, a poliúria, ou emissão de urina abundante, a polifagia, ou apetite excessivo, emagrecimento considerável  e cansaço insólito sem causa aparente.

  • Existência de certas complicações, como prurido ou coceira, principalmento nos genitais, eczema persistente, furunculose com recídas, impotência sexual, etc.

  • Um aspecto que convém ter em conta é a constituíção física do indivíduo, prinncipalmente a obesidade, e o estado do seu sistema cardiovascular. propensão ás afecções cardiacas, lesões nas artérias do coração, do cérebro ou dos membros, etc.

  • Os doentes que foram tratadaos  com grandes quantidades de cortisona tem mais propensão que os demais a serem afectados por uma diabetes mellitus.

  • Fica, por último, a questão hereditátia. A diabetes mellitus não é regularmente hereditária, ainda que em certas famílias se dê uma predisposição genética. Entretanto, não devemos esquecer-nos de que estamos a falar de uma "predisposição", e não de que a diabetes mellitus terá de produzir-se irremediavelmente. Convém, portanto, não se preocupar antecipadamente. O que se deve fazer, quando existir uma certa predisposição, é vigiar o seu estado de saúde, assim como evitar factores que favorecem o aparecimento da diabetes, como a obesidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário